XaD CAMOMILA

1 de outubro de 2008

Camomila: do jardim para o bule

A camomila (chamomilla recutita) é conhecida, desde a antiguidade, pelos egípcios, gregos e romanos. Trata-se de uma planta versátil, com muitas qualidades. Pode ser utilizada no paisagismo, na formação de maciços e bordaduras, em conjunto com outras plantas bem como em vasinhos e jardineiras. Adiciona um ar alegre e campestre aos canteiros, quebrando a austeridade, com seu aspecto singelo e seu perfume delicado e doce. Além de ser uma excelente companheira para outras plantas, exerce papel repelente de insetos e ácaros.
Os extratos e óleos essenciais de camomila são largamente utilizados na indústria de medicamentos, cosméticos, balas, perfumes e higiene pessoal. Contém ativos comprovadamente calmantes e emolientes que têm o poder de acalmar a pele, os músculos e os “nervos”.
O chá de suas flores frescas ou secas é suave, tradicionalmente preparado como sedativo e, até mesmo, para tratar as cólicas dos bebês. A camomila também auxilia no clareamento da pele, suavizando olheiras e dando brilho dourado extra aos cabelos louros.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. Aprecia o clima ameno e não tolera o calor excessivo.

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados