XaD CAMOMILA

1 de dezembro de 2011

Mediação de conflitos: noções gerais

Mônica Carvalho Vasconcelos


"Uma das conseqüências da vida em sociedade é a proliferação de conflitos, os quais fazem parte da natureza humana e são necessários para o aprimoramento das relações interpessoais. O grande desafio é aproveitar o potencial educativo dessas situações, a partir de uma administração adequada, que utilize o diálogo pacífico, capaz de converter situações adversas em verdadeiras oportunidades de crescimento, de amadurecimento.
Ao longo de sua história, a humanidade vem aperfeiçoando mecanismos de solução de conflitos. No centro desses sistemas permanece o Poder Judiciário, garantindo a prestação jurisdicional do Estado, estabelecida nas respectivas Constituições. Entretanto, em virtude de inúmeros fatores, constata-se a dificuldade de tal Poder para oferecer soluções eficazes e rápidas a determinados conflitos da sociedade.
Com o intuito de aperfeiçoar a promoção da justiça, estão surgindo mecanismos alternativos de solução de conflitos, que atualmente representam peça fundamental no novo modelo de justiça. (...) A finalidade deste trabalho é ressaltar de maneira objetiva os aspectos principais da mediação de conflitos, tema relevante e atual, que vem ganhando ampla repercussão em todo o mundo."

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados