XaD CAMOMILA

8 de julho de 2008

O Trabalho do psicólogo na mediação de conflitos familiares: reflexões com base na experiência do serviço de mediação familiar em Santa Catarina

por Fernanda G. Muller (advogada, psicóloga, mestranda em Psicologia/UFSC); Adriano Beiras (psicólogo, mestre em Psicologia /UFSC); Roberto M. Cruz (psicólogo, doutor em Engenharia de Produção/UFSC, professor adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia/UFSC).

"A mediação familiar é uma alternativa à justiça estatal para a dissolução do vínculo conjugal e dos conflitos decorrentes desse rompimento. O objetivo deste artigo é refletir sobre o trabalho do psicólogo na mediação de conflitos familiares, com base na experiência do Serviço de Mediação Familiar (SMF), Florianópolis/SC, considerado um programa pioneiro no Brasil. O SMF traduz a necessidade de constituição de serviços de mediação na sociedade brasileira no sentido de promover eficácia social na resolução de conflitos no sistema judicial: autonomia dos envolvidos na solução de seus conflitos, economia processual (tempo, dinheiro) e pessoal (afetivo-emocional), competência relacional (compreensão da natureza do vinculo/rompimento). O trabalho de mediação de conflitos contribui na avaliação dos limites e oportunidades de inserção de psicólogos no campo jurídico, especialmente no que tange às políticas publicas de atenção social."

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Fonte: site da Aletheia – ULBRA

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados