XaD CAMOMILA

28 de novembro de 2008

Torre de Babel


O EPISÓDIO: TORRE DE BABEL - Um adulto fala em média sete mil palavras por dia. Será que todas são entendidas? Falar a mesma língua é o suficiente para se fazer compreender? Existem muitas formas de se comunicar com alguém: pessoalmente, por telefone, e-mail, correio. Mas por que, então, nem sempre dá certo e surge o conflito? Afinal, não é conversando que a gente se entende? Nem sempre. Existem muitas memórias, conceitos e sentimentos por trás do que falamos e ouvimos diariamente.
A SÉRIE: NÃO É O QUE PARECE - A série "Não é o que Parece", produzida pelo canal Futura em parceria com o Conselho Federal de Psicologia, fala sobre preconceito, exclusão social, violência, trabalho, desigualdades e identidade de grupos sociais e é composta por oito episódios de 30 minutos cada um. "Torre de Babel" é um desses episódios.
A QUESTÃO: DIMENSÃO SUBJETIVA - Estamos acostumados a ler (nos jornais, revistas, internet) e ver na TV a análise da realidade do ponto de vista da economia, do direito, da sociologia, da física, mas raramente vemos a leitura psicológica se fazer presente. A dimensão subjetiva, contudo, vem se tornando cada vez mais necessária para complementar a compreensão que temos da realidade.
A dimensão subjetiva se refere aos aspectos psicológicos que surgem na realidade. São os significados e sentidos; são as imagens; os afetos e sentimentos, os valores e as emoções. Refere-se ao modo como cada grupo social ou cada pessoa elabora as informações que recebe da e na vida cotidiana. Portanto, a dimensão subjetiva está em todas as relações e em todos os espaços, porque está em cada sujeito particular. Interfere em nossas ações, no modo como compreendemos o mundo, nas decisões políticas, nos movimentos coletivos, nos momentos de solidão.
O VÍDEO: CLIQUE AQUI - O episódio "Torre de Babel", da série "Não é o que parece", mostra como a dimensão subjetiva é capaz de modificar os diálogos e suas interpretações.

FONTE: Psicologia OnLine

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados