XaD CAMOMILA

17 de abril de 2010

"O conciliador"




Casos banais atravancam o Judiciário brasileiro. Com isso, já são mais de 70 milhões de processos que se acumulam nos tribunais do país. “É caro, é demorado e um sacrifício para os brasileiros. Dá para melhorar? Sim”, afirma o consultor Max Gehringer, que estará de volta ao Fantástico com “O conciliador”, o novo quadro do programa que estréia neste domingo (18).
Justiça é o tema principal do quadro. Você vai conhecer histórias de pessoas que resolveram colocar um ponto final em seus conflitos frente a frente, olho no olho. Em vez de abrirem um processo, elas partiram para a conciliação. O que é a conciliação e como ela pode ajudar a vida das pessoas?
O novo quadro contará com três conciliadores, indicados pela própria Justiça. Neusa da Silva é líder comunitária, Gisele Golfetto é advogada e Rafael Bernardini é estudante de Direito. “O telespectador ficará sabendo que existe uma maneira mais simples de resolver pequenas disputas. A conciliação é gratuita e está à disposição de qualquer cidadão” explica Max Gehringer.
O projeto é realizado em parceria o Tribunal de Justiça de São Paulo, apoiado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, além de juristas.
A cada episódio, o quadro mostrará duas histórias diferentes. Os três conciliadores se revezarão e cuidarão de um caso por vez. Eles são voluntários que promovem acordos entre as partes litigantes e evitam que o processo continue, podendo acontecer antes ou durante qualquer etapa do processo judicial. "O Conciliador" foca os casos que acabam de chegar à Justiça, mas que ainda não viraram processo. Uma vez que o caso é escolhido, o conciliador vai à casa das pessoas e ouve as duas versões da história. Então, o voluntário preside uma reunião de conciliação, no palácio do Tribunal de Justiça de SP, em que as partes ficam frente a frente e tentam negociar um acordo. No quadro, tudo o que for negociado vai ser homologado por um juiz e terá força de decisão judicial. 

[[Para acessar todos os episódios da série, clique aqui]]]

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados