XaD CAMOMILA

15 de agosto de 2010

CineCufa 2010

O CineCufa é um Festival Internacional de Cinema, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), que exibe somente produções criadas por moradores de favelas – jovens, principalmente – promovendo inserção e visibilidade de novos produtores no mercado de exibição.

A quarta edição do festival, que acontece de 24 de agosto a 05 de setembro, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro, traz, pela primeira vez, uma mostra on-line: os filmes estão sendo exibidos pelo portal Elo Comunidade [veja aqui].

Além de vídeos produzidos por Oficinas e ONGs de todo o Brasil, o CineCufa também exibe filmes vindos da Holanda, Estados Unidos, México, Portugal, França e Alemanha. Gravidez na adolescência, a vida de jovens envolvidos com o tráfico de drogas e o cotidiano de adolescentes das periferias são alguns dos temas abordados pelos mais de 70 filmes que integram a programação.

A novela inédita “Em Busca da Vida”, roteirizada e protagonizada por garotos indígenas (Aymaras e Quechuas) de La Paz, Bolívia, é um dos destaques do festival. A produção é assinada pela ONG Shine-a-Light, coordenado por Kurt Shaw, uma instituição internacional que atua em diferentes países da América Latina.

Vi alguns filmes da mostra. Gostei muito de "Nu Bai - o Rap Negro de Lisboa" [1h7m55s], um documentário feito com cinco câmeras emprestadas e sem qualquer apoio institucional, que conta a história dos rappers da periferia de Lisboa. Assista aqui.

Também gostei de “Cuidado, palhaços” [14m31s]: "Dois irmãos de classe média baixa que largam emprego e faculdade e vão atrás do sonho de se tornarem palhaços, provando que se pode viver de arte no Brasil, apesar das dificuldades [documentário-curta]". Assista aqui.

Para saber mais sobre o CineCufa 2010, clique aqui.

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados