XaD CAMOMILA

7 de março de 2011

Quadro de pessoal

O SCMC conta com uma psicóloga judiciária e duas escreventes, lotadas, respectivamente, na Vara da Infância e da Juventude (VIJ) e na Diretoria de Administração Geral da comarca. No período da tarde, conta também com uma estagiária do Ensino Médio.

A psicóloga judiciária, cedida pela VIJ desde janeiro de 2007, é a funcionária responsável pelo setor[1]. Suas principais atividades estão relacionadas com o agendamento de audiências, orientações ao público, esclarecimentos aos conciliadores e aos advogados, ajustes nos termos de acordo, condução de audiências de conciliação, elaboração das escalas de audiência (tanto as enviadas para as varas quanto as de conciliadores) e controle dos dados estatísticos do setor.

As escreventes, cedidas ao setor desde abril de 2007, atuam, principalmente, nas audiências de conciliação, digitando atas de audiência da fase processual família e termos de acordo pré-processuais. Também elaboram mandados e ofícios, cuidam do arquivamento dos expedientes pré-processuais e de outras providências administrativas.

De modo geral, a estagiária do Ensino Médio auxilia no atendimento ao público e no trâmite dos expedientes pré-processuais levados ao Ministério Público, nos casos em que se faz necessária a intervenção desse órgão.  



[1] Essa funcionária também é Bacharel em Direito e atua como conciliadora junto ao setor desde março de 2006.



Trecho do trabalho “Setor de Conciliação e Mediação de Campinas: um caminho para a pacificação social”, apresentado ao Grupo do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça, para concorrer ao “I Prêmio Conciliar é Legal” [Outubro de 2010]. 

Download do trabalho e dos anexos.

Estante do XAD

Blogs @migos

Blogs sujos & malvados