XaD CAMOMILA

4 de maio de 2013

Toy Stories: crianças e seus brinquedos


O projeto Toy Stories, do fotógrafo italiano Gabriele Galimberti, traz imagens de crianças do mundo todo (ou quase) cercadas por seus brinquedos.
Nos 58 países que visitou, Galimberti observou um traço em comum: os brinquedos refletiam o ambiente da criança.
Uma menina de uma família rica de Mumbai, por exemplo, adora o jogo Banco Imobiliário, por gostar da ideia de construir casas e hotéis.
Já o garoto Ralf, de quatro anos, mora na Letônia e quer ser campeão de Fórmula 1. Não por acaso. A mãe dele, além de ser fã de corridas, trabalhou como motorista de táxi durante muitos anos.
O fotógrafo também notou diferenças entre as crianças na forma como elas se relacionam com seus brinquedos.
Segundo ele, as crianças mais ricas eram mais possessivas. "No começo não me deixavam tocar nos brinquedos e eu precisava de mais tempo antes de elas me deixarem brincar", disse.
"Nos países pobres era muito mais fácil. Mesmo se elas tivessem apenas dois ou três brinquedos, elas não se importavam (comigo tocando os brinquedos)", acrescentou.
O projeto, que durou 18 meses, mostra desde crianças nos EUA, em quartos espaçosos e cercadas de brinquedos, até crianças em cabanas na África, com poucos objetos (geralmente, doados ou encontrados na rua). 
O resultado é belíssimo e as comparações inevitáveis; parece que as imagens revelam o "horizonte de possibilidades" de cada criança. 
As fotos do álbum aí em cima estão acompanhadas por um pequeno resumo, com informações sobre a criança, seus brinquedos e cotidiano. Para visualizar os textos durante o slide show, basta clicar em "mostrar informações" (canto superior direito). 

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados