XaD CAMOMILA

27 de setembro de 2008

Mediadores de Conflito

Vídeo: Mediadores de Conflito (Diadema-SP)

Com o objetivo de reduzir o número de homicídios, a Prefeitura de Diadema iniciou, em agosto de 2006, o Projeto Mediadores de Conflito.

A idéia surgiu em 2005, a partir de um estudo encomendado ao Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinqüente (Ilanud), segundo o qual 80% dos homicídios ocorriam por questões banais e entre pessoas que se conheciam e moravam perto umas das outras. A experiência, trazida da Colômbia, foi implantada na cidade com o objetivo de reduzir a criminalidade.

Para viabilizar o projeto, foram capacitados 20 mediadores, todos funcionários públicos, e 70 facilitadores (entre membros da comunidade e servidores municipais), sendo que o curso de capacitação teve duração de cinco meses. No atendimento às famílias, os facilitadores realizam a abordagem inicial e, quando identificam uma situação de conflito entre os membros do grupo familiar ou entre vizinhos, encaminham o caso para a coordenação.

Para saber mais sobre o projeto "Mediadores de Conflito", que também foi implantado pela Prefeitura de Santo André-SP, clique aqui.

Leia também: Jovens participam de formação para atuar como mediador de conflito.

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados