XaD CAMOMILA

8 de outubro de 2008

Curtas

SCMC EM NÚMEROS - Setor de Conciliação e Mediação de Campinas obtém êxito de 81.1% na fase pré-processual e de 59.2% na fase processual: No período de fevereiro a setembro de 2008, no segmento pré-processual, o SCMC obteve 1.121 acordos nas 1.382 audiências realizadas, com um índice de 81.1%. Em 261 audiências não houve acordo, e 1.012 audiências não foram realizadas em razão da ausência de uma das partes ou de ambas. Já no segmento processual, o SCMC obteve 759 acordos, com um índice de 59.2%. Em 521 audiências não houve acordo, e 888 não foram realizadas em razão da ausência de uma das partes ou de ambas. Para acessar a estatística completa do SCMC, clique aqui.

JUSTIÇA PARA O SÉCULO XXI: Programa implantado em Porto Alegre/RS, baseado no conceito de justiça restaurativa, permitiu que 380 casos envolvendo jovens infratores fossem debatidos entre vitimas, agressores, familiares e membros da sociedade civil. A idéia é que, nos diálogos, crianças e jovens que praticaram delitos tomem consciência do que fizeram, assumam a responsabilidade e busquem maneiras de minimizar os danos causados às vítimas. As experiências do programa foram reunidas em um livro, chamado “Justiça para o Século 21: Semeando Justiça e Pacificando Violências – Três anos de experiência da Justiça Restaurativa na Capital Gaúcha”. A publicação, uma parceria entre o TJ/RS, a AJURIS e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da Republica, foi lançada ontem. Veja a notícia na íntegra.

SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO: CNJ quer disseminar a cultura da conciliação para aumentar o índice de acordos que ainda é inferior a 30%. Em países onde a conciliação faz parte da cultura da sociedade, o índice chega a 70%. Saiba mais.
DICA DO XAD: O blog Direitos Fundamentais - "Get Up, Stand Up, Stand Up For Your Rights!", do juiz federal e professor de Direito Constitucional, George Marmelstein.

Nenhum comentário :

Estante do XAD

Blogs @migos

Blogs sujos & malvados