XaD CAMOMILA

15 de maio de 2009

Semana da Conciliação TRT 15



O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região realiza de 18 a 22 de maio a Semana da Conciliação em Homenagem ao Dia do Trabalho. O objetivo é auxiliar trabalhadores e empregadores a chegar ao maior número possível de acordos.
Todas as 153 Varas do Trabalho (VTs) da 15ª, as cinco varas itinerantes e o próprio Tribunal estarão mobilizados, buscando a conciliação tanto nos processos que estão na chamada fase de conhecimento - quando são produzidas as provas, para que seja proferida a sentença -, quanto nos que se encontram na segunda instância, para julgamento de recurso. Desta vez, no entanto, o TRT dará especial ênfase aos processos em fase de execução.
Para tentar o acordo, qualquer pessoa, trabalhador ou empregador, que seja parte num processo em andamento na Justiça do Trabalho da 15ª Região pode procurar a Vara do Trabalho em que a ação está tramitando e solicitar a inclusão do feito na pauta da Semana de Conciliação. A solicitação também pode ser feita por intermédio do respectivo advogado.
Durante o evento, mesmo que o processo não faça parte da pauta, as partes que conseguirem celebrar previamente uma composição podem se dirigir à Vara e solicitar a homologação do acordo pelo juiz. As duas situações também se aplicam aos processos que estão no TRT, para julgamento de recurso.
A 15ª Região da Justiça do Trabalho tem sede em Campinas e atende a uma área que corresponde a 95% do território do Estado de São Paulo - estão excluídas apenas a Região Metropolitana da capital e a Baixada Santista.
O evento vai ao encontro da política de conciliação desenvolvida pelo CNJ desde 2006, quando o Conselho criou o Movimento pela Conciliação, com o slogan "Conciliar é legal". Os principais objetivos do Movimento são fomentar a cultura da paz e do diálogo e estimular a composição entre os envolvidos nos processos, como a forma mais eficiente, rápida e transparente de solucionar definitivamente os conflitos. O presidente do CNJ, ministro Gilmar Mendes, elegeu 2009 como o Ano Nacional da Conciliação, para tentar reduzir o estoque de ações da Justiça brasileira, que, em 2007, segundo dados da pesquisa Justiça em Números, feita pelo próprio CNJ, era de 67,7 milhões de processos. A proposta do Conselho é encerrar 40 milhões de feitos até o final deste ano. Para saber mais, clique AQUI.

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados