XaD CAMOMILA

8 de dezembro de 2009

Como se o mundo fosse acabar...

Hoje é feriado em Campinas: 08 de Dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. Mas é também Dia Nacional da Conciliação e Dia da Justiça, estas sim as homenagens que justificaram minha folga (ou seja, a suspensão do expediente forense). Como choveu muito, e forte e sem parar por aqui, a “tragédia de todos os anos” se repetiu. Rios transbordando, desabamentos, enxurradas. Sair de casa, então, nem pensar... só se fosse na Arca de Noé! É.... porque, nesse caso, “caso de dilúvio final”, a Arca seria um bom lugar pra estar (ainda mais considerando que eu jamais deixaria os meninos – Cleo, Marley e Aira – sozinhos no meio do “fim do mundo”). E estava nessa, procurando a música do Paulinho Moska (abaixo), quando lembrei que minha sensação de “final dos tempos”, ainda ontem - segunda-feira - era bem outra; tinha a ver com essa pressa esquisita, essa agonia que começa a tomar conta das pessoas assim que dezembro chega: “Parece até que o mundo vai acabar na sexta-feira! Credo!”. Nada de “dilúvio final”, de “tragédia de todos os anos”. Puro frenesi. Ou como disse Salo de Carvalho: “(...) É incrível como determinadas pessoas acham que não haverá vida no dia 1o. de janeiro. Simplesmente tudo o que não fizeram durante todo o ano - por preguiça, incompetência ou negligência - deve estar concluído até o dia 31 de dezembro. E o pior: tentam obrigar os outros a entrar no seu ritmo histérico. E as Instituições (ah, as Instituições...), os seus funcionários institucionalizados (ah, os seus funcionários institucionalizados...), em sua "vontade de institucionalização", só potencializam (ou seriam elas mesmas as causas desta síndrome). Mas dentro do possível venho tentando frear esta volúpia totalizante, de modo a não ser devorado por esta patologia.”





O Último dia

Paulinho Moska

Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Ia manter sua agenda
De almoço, hora, apatia
Ou esperar os seus amigos
Na sua sala vazia

Meu amor
O que você faria se só te restasse um dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Corria prum shopping center
Ou para uma academia
Pra se esquecer que não dá tempo
Pro tempo que já se perdia
Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia
Se o mundo fosse acabar
Me diz, o que você faria
Andava pelado na chuva
Corria no meio da rua
Entrava de roupa no mar
Trepava sem camisinha
Meu amor
O que você faria?
O que você faria?
Abria a porta do hospício
Trancava a da delegacia
Dinamitava o meu carro
Parava o tráfego e ria

Meu amor
O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar

Me diz o que você faria

Meu amor

O que você faria se só te restasse esse dia?
Se o mundo fosse acabar
Me diz o que você faria
Me diz o que você faria
Me diz o que você faria...

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados