XaD CAMOMILA

28 de março de 2010

Curso: "Fotografia - da reflexão textual ao ato de realização da imagem" - Pedro Afonso Vasquez



Existe uma importante produção textual desconhecida do grande público que antecede e fundamenta a realização das imagens: as reflexões dos próprios fotógrafos sobre o fazer fotográfico. Partindo da análise das imagens destes fotógrafos-pensadores, o curso visa determinar em que medida eles foram bem-sucedidos em seus intentos, ou seja: em que medida eles conseguiram transformar boa teoria em excelente fotografia.

Aulas:

5 de abril: O instante decisivo e outros momentos. Análise de alguns textos de Henri Cartier-Bresson, paralelismo entre sua obra e a de outros fotógrafos célebres que escolheram a rua como tema e cenário, tais como André Kertész, Robert Frank, William Klein, Charles Harbutt, Lee Friedlander, Gary Winogrand.

12 abril: Arte, fotografia, filme. A obra de um dos mais influentes teóricos da Bauhaus, László Moholy-Nagy, em contraposição a alguns ensaios de Man Ray. Trajetórias criativas antecipatórias do atual predomínio da imagem técnica no âmbito das artes visuais.

19 de abril: Porque as pessoas fotografam. Os ensaios de Robert Adams, um dos expoentes da moderna fotografia de paisagem nos Estados Unidos, e a verdadeira importância da fotografia em nossas vidas.

26 de abril: Paisagens interiores e outros horizontes. Contraponto entre o pensamento de Edward Weston e Minor White: como o ato de fotografar o mundo exterior pode ser a mais perfeita expressão da própria personalidade.


Pedro Afonso Vasquez é escritor, fotógrafo e diretor do Solar do Jambeiro, em Niterói. Formado em Cinema pela Universidade de Paris/Sorbonne, é mestre em Ciência da Arte pela UFF e autor de 22 livros, entre os quais: "Dom Pedro II e a fotografia no Brasil", "Fotografia: reflexos & reflexões" e "O Brasil na fotografia oitocentista".
Saiba mais em
POP.

Um comentário :

mastokkenari disse...

nice post here .....

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados