XaD CAMOMILA

6 de agosto de 2010

Enquanto isso, na Sala da Justiça...

Reunir especialistas de várias partes do mundo para discutir práticas transparentes e bem-sucedidas de gestão da Justiça. Esse foi o objetivo da Conferência Mundial: Transparência, Ética e Prestação de Contas dos Poderes Judiciários, realizada nos dias 04 e 05 de agosto, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que promoveu o evento em parceria com o Conselho da Justiça Federal (CJF) e o Instituto do Banco Mundial. 
Representantes do Paraguai, Costa Rica, Uruguai, Argentina, Brasil e Chile apresentaram resultados de pesquisas e recomendações. Abaixo, direto do site do STJ, os links com informações sobre os trabalhos:
; Para sociólogo brasileiro, pressões externas pesam mais que demanda social. Os esforços para dar transparência ao Poder Judiciário resultam muito mais de pressões internacionais que de uma demanda real da sociedade brasileira. A conclusão é do sociólogo Eurico dos Santos, professor da Universidade de Brasília (UnB) e consultor do Banco Mundial, e foi apresentada a partir do estudo “A condição atual de transparência, integridade judicial e prestação de contas do Poder Judiciário brasileiro”, para o qual entrevistou magistrados e outras pessoas ligadas à atividade judicial. 
; Justiça do Uruguai quer mudar relação com a sociedade por meio das tecnologias de informação, em um ano

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados