XaD CAMOMILA

11 de outubro de 2010

Setor de Conciliação e Mediação de Campinas (3)

ESPAÇO FÍSICO

O SCMC, localizado no mesmo andar das salas dos juízos cíveis e de família, dispõe de quatro salas de audiência (103, 109, 111, 164) e de uma sala de atendimento (112).*

As salas de audiência são espaçosas, com paredes claras, devidamente mobiliadas, equipadas e climatizadas. Há quadros nas paredes e, além disso, a sala 109 possui uma mesa redonda, doada ao setor anos atrás. Esse tipo de mesa, que torna o ambiente mais aconchegante, favorece a interação entre as partes, entre elas e o conciliador, enfim, favorece o diálogo, imprescindível quando se busca uma solução consensual para qualquer conflito.

A sala de atendimento é ampla, decorada, climatizada e se constitui como ponto de referência espacial do SCMC. Além de funcionar como secretaria, destinada ao atendimento ao público e arquivamento de documentos, também é um espaço de convivência, já que todos os que participam do setor circulam pelo local.


Sala de audiência (109)

Sala de audiência (103)

Sala de audiência (164)

Sala de audiência (111)

Sala de atendimento (112): agendamento

Sala de atendimento (112): espaço reservado

* Apesar da numeração, as salas são próximas. As salas 103, 109, 111 e 112 estão do mesmo lado do corredor e não há outras salas de audiência (ou outras seções) entre elas. A sala 164 está do outro lado do corredor. As salas 111 e 112 estão em frente a um saguão, que funciona como sala de espera para as audiências.



Trecho do trabalho “Setor de Conciliação e Mediação de Campinas: um caminho para a pacificação social”, apresentado ao Grupo do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação, do Conselho Nacional de Justiça, para concorrer ao “I Prêmio Conciliar é Legal” [Outubro de 2010]. 
Download do trabalho e dos anexos.

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados