XaD CAMOMILA

7 de junho de 2011

Projeto Extravagância - Turnê 2011 - Técnica + Loucura = Arte



Psicólogos têm entrada franca na peça “EXTRAVAGÂNCIA”


Os psicólogos interessados em assistir ao espetáculo “Extravagância”, da companhia italiana de teatro “Accademia della Follia”, terão a entrada franca, mediante apresentação da carteira profissional. A companhia, que já passou por Brasília, segue a turnê para Aracajú, São Bernardo do Campo, São Paulo, Porto Alegre, São Leopoldo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ouro Preto, e conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia. A peça enfoca o tema das relações humanas entre pacientes psiquiátricos e promove um debate sobre a saúde mental.

Liderados pelo diretor/ator Claudio Misculin, os atores - que são usuários da saúde mental - voltam o olhar para o Brasil: um país ligado a eventos históricos que levaram a Itália a declarar em 1978 a Lei Basaglia, ou Lei 180, que possibilitou o fechamento de hospitais psiquiátricos. Naquele ano, o psiquiatra Franco Basaglia, pai fundador da legislação revolucionária, veio ao Brasil para discutir a reforma com psiquiatras, profissionais e personalidades internacionais, provocando a sociedade brasileira a debater sobre essa questão.

Na peça, o sofrimento individual encontra o espaço das palavras e dos gestos. O palco representa um território comum para que a diversidade e a transformação possam agir. O elenco ultrapassa a realidade de doente mental e mostra seu talento artístico ao encontrar novas oportunidades e formas de expressão. 

Clique aqui para conferir a programação da Turnê Brasil 2011.



Fonte: CPF

2 comentários :

Danilo Cruz. disse...

Um pouco corporativista esta coisa de entrada franca apenas para psicólogos, mas tudo bem!

Bem interessante a temática da problematização da saúde mental!

Abraço,

Danilo.

Ivana Lima Regis disse...

Verdade, Danilo! Mas isso é tão raro! E, enfim, a companhia precisa sobreviver, né? Bjaum.

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados