XaD CAMOMILA

8 de março de 2011

Mulheres, direitos e igualdade: os desafios da luta de gênero


O Dia Internacional das Mulheres é celebrado nesta terça-feira, 8 de Março, em pleno carnaval. A folia não esconde a data tão importante da luta feminista. Para comemorar, confira a série radiofônica “Mulheres, Direitos e Igualdade”, produzida pela agência de rádios comunitárias Pulsar. 

A série de cinco programas de rádio aborda a importância da luta das mulheres para avanços na sociedade de hoje. As reportagens tratam de alguns dos principais desafios para alcançarmos a igualdade de gênero. 

Entre as lutas feministas, destaca-se a violência contra as mulheres e as polêmicas em torno da legalização do aborto. As reportagens também tratam da sobrecarga e desigualdades no mercado de trabalho. Outro tema é a imagem da mulher na mídia e o direito à comunicação. 

Entre as entrevistadas estão Teresa Sousa, da Assessoria para Assuntos da Mulher de Goiânia. Realizada por Geralda Ferraz e Divina Jordão no programa "Palavra de Mulher", com produção da Associação Mulheres da Comunicação, de Goiás, a entrevista fala sobre os desafios de gestores públicos para garantir os direitos das mulheres. 

Ouça ainda uma reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher feita pelo Grupo Mulher Ideal, de Juazeiro do Norte, Ceará. A gravação realizada na rádio Vale FM é de Célia Rodrigues e Milene Morais, com edição de Geraldo Valério. 

Mulheres, Direitos e Igualdade

-Confira os 5 espisódios:

1) O feminismo: O primeiro programa da série "Mulheres, direitos e igualdade" explica que o feminismo discute a sexualidade feminina, o direito sobre seu corpo e os modelos de comportamento da sociedade de consumo.
Dur: 6:08 min / 2.95 MB


2) Violência contra a mulher : A média registrada em dez anos fica acima do padrão internacional. Em geral, a motivação dos crimes é passional. Os dados são do Mapeamento da Violência no Brasil 2010.
Dur: 6:16 min / 3.01 MB


3) O aborto: A lei do aborto do Código Penal de 1940 prevê pena de 1 a 3 anos de prisão para a mulher que decide interromper a gravidez. Porém, uma em cada cinco mulheres com mais de 40 anos já realizaram um aborto, diz a Pesquisa Nacional do Aborto, que entrevistou 2.002.
Dur: 6:12 min / 2.98 MB


4) O trabalho e as mulheres: As mulheres trabalham mais horas do que os homens, mas recebem salários menores e são maioria nas atividades precárias e não remuneradas.
Dur: 6:17 min / 3.02 MB 

5) Mulheres e mídia: Mulheres de movimentos organizados de todo o Brasil querem ser representadas na mídia como são, e não apenas como um objeto relacionado a venda produtos.


Dur: 6:28 min / 3.10 MB

Mais informações aqui.

Um comentário :

Camomila disse...

Esse link é do Multidão, site onde você pode financiar colaborativamente projetos culturais.
Um desses projetos é o "Stone Woman"; que quer, através da arte e da moda, fazer um manifesto em favor da dignidade e dos direitos das mulheres.
http://multidao.art.br/pt/projects/131-stone-woman-stone-doll

Estante do XAD

Blogs @migos

Blogs sujos & malvados