XaD CAMOMILA

17 de junho de 2011

Mediar e conciliar estão na moda?

Do blog do meu @migo Gerivaldo:



"Na mesma semana, o CNJ convida para um Seminário sobre mediação e conciliação e mais duas boas reportagens no site Conjursobre a importância da mediação de conflitos.
O que precisa ainda destacar é que a mediação não serve apenas para desafogar as prateleiras do judiciário, mas como possibilidade de uma nova forma de solução dos conflitos entre as partes sem a intervenção estatal através do Poder Judiciário. 


I - Seminário Conciliação e Mediação
Data: 28 e 29 de junho
Local: Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) - Rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo/SP.
O CNJ organiza em parceria com a Secretaria de Reforma do Judiciário, do Ministério da Justiça, o Seminário sobre Conciliação e Mediação: Estruturação da Política Judiciária Nacional, nos dias 28 e 29 de junho, em São Paulo. O  acesso ao evento no dia 29 estará restrito aos representantes dos tribunais.
Informações: cerimonialcnj@cnj.jus.br ou pelo telefone (61) 2326-5539.

II - Melhor saída para a execução é a conciliação
Como diminuir esse gargalo chamado execução, que dá trabalho e descrédito à Justiça? A sensação de "ganhei, mas não recebi" de diversos brasileiros tem prazo para acabar? Os tribunais fazem convênios, centrais de leilões e de conciliações, e tentam acelerar os processos com medidas do dia-a-dia, mas devedores sem patrimônios não deixam muitas alternativas. Advogados e juízes defendem mudanças de atitude dos membros do Judiciário e do Legislativo, e principalmente da população.Continue lendo...

III - Mediação é medida para buscar pacificação social
A decisão de um juiz, em muitos casos, não corresponde às expectativas dos autores da ação ou é dura demais com os réus, o que impede o restabelecimento da chamada “paz social”. Por isso, sempre que possível, o caminho da mediação é o melhor para solução de conflitos. É o que pensam o conselheiro Marcelo Nobre, do Conselho Nacional de Justiça, e  a advogada Gabriela Asmar . Em entrevista à revistaConsultor Jurídico, os dois ressaltaram como o diálogo entre as partes pode ser mais vantajoso que um processo moroso na Justiça. Continue lendo..."

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados