XaD CAMOMILA

18 de junho de 2011

Pelados por emprego


"No final dos anos 90, um filme sobre operários ingleses que, desempregados, resolvem montar um show de striptease para sobreviver, fez sucesso no mundo inteiro. Era o “Ou Tudo, ou Nada”, que antevia uma situação que está acontecendo de forma dramática na Espanha.

O site da BBC publicou hoje [16/06]:
“Operários espanhóis gravaram e divulgaram na internet um vídeo no qual aparecem nus, portando apenas as ferramentas de trabalho, em protesto contra o fechamento da fábrica onde trabalham.
Dublando o clássico YMCA do grupo Village People, os 164 trabalhadores fazem uma coreografia bem humorada contra os planos da multinacional ABB, empresa de tecnologia industrial elétrica, de fechar a fábrica de Trapagarán, no País Basco (norte da Espanha).
“O vídeo produz risos, mas a mensagem é séria. O fechamento da fábrica nos deixa sem nada, sem roupa, sem recursos e sem futuro”, disse um comunicado do porta-voz dos trabalhadores, Jorge Marcos.
“É injustificável que uma empresa que tenha faturado 100 milhões de euros (cerca de R$ 226 milhões) nos últimos três anos, batendo o recorde de faturamento, deixe toda a linha de produção na rua.”
No protesto, os operários aparecem fazendo seu trabalho habitual em tornos mecânicos e mesas com os capacetes do uniforme, mas completamente nus.
Eles realizam suas tarefas cantando e dançando, inclusive mostrando nádegas e parte dos genitais, cobertos na edição por ferramentas de trabalho e imagens justapostas.
O vídeo recebeu destaque nos principais telejornais espanhóis, mas o movimento ainda não teve resposta da direção da ABB”.

Alguns sites de notícias brasileiros publicaram a nota, mas não o vídeo, talvez por considerar ofensivo ao pudor. Assista até o fim e você verá que ofensivo, mesmo, ao pudor, é a situação em que vão ficar aqueles chefes de família desempregados."

Nenhum comentário :

Estante do XAD


Blogs @migos

Blogs sujos & malvados